quinta-feira, fevereiro 03, 2005

A história de & - parte 4

&1
&, deu por si distraído a percorrer com o olhar as inscrições deixadas nas paredes e na porta por vários dos seus antecessores. Uma delas, talvez de todas a mais breve mas também uma das mais nítidas, prendeu-lhe a atenção. O seu autor decerto arruinara a ponta da esferográfica, tal era a força dos vincos do seu recorte, como se feita a canivete.

"HOJE CAGUEI AQUI.
23/4/93
LEONEL"


Sempre o intrigara a necessidade tão comum aos humanos de se fazerem notados, de deixarem a sua marca, nem que para isso se socorressem das coisas mais pequenas, mais insignificantes e banais.
Aquela inscrição tinha quase o mesmo significado que o erguer de um padrão pelos descobridores portugueses numa terra inóspita, agora descoberta e anunciado ao mundo.
Leonel, anunciava assim a quem a lesse o seu glorioso feito, no caso uma banal cagadela, cujo estertor, passados que eram quase 12 anos, ainda ecoava naquelas quatro paredes, espaço tão exíguo, mas também para além delas por via da memória de quem o lesse.
O mérito dssa conquista já ninguém lho tirava.
Ao invés, &, não procurava deixar marcas ou indeléveis rastos de passagem; aspirava sim, a cumprir-se, a vir um dia a ser uma pequena clave de sol e a deixar-se perder incógnito na vastíssima, na grande pauta da vida.
&, limpou o rabiosque, sacudiu a perninha e saiu dali pensando que em breve chegaria o dia em que o seu destino se decidiria...